Daniel e Apocalipse 3

As 70 semanas ou 70 “setes”

O esboço é simples, espero que ajude.

O cativeiro babilônico, que então se aproximava do fim, já durara 70 anos, aqui, o anjo informa Daniel de que ainda faltavam “setenta setes” até o advento do Messias Dn 9.24.

Acredito que nenhuma outra afirmação profética seja mais decisiva nos campos da interpretação Bíblica, Apologética e Escatologia.

Só um Deus onisciente poderia predizer com 500 anos de antecedência o dia preciso em que o Messias entraria em Jerusalém e se apresentaria como o Príncipe de Israel.

Alias, este fato derrubou todo argumento dos críticos em relação à autoria deste livro, que negam a possibilidade de elementos preditivos em profecia.

Dn9. 24 – A profecia trata do povo de Daniel e de sua cidade, ou seja, nação de Israel e cidade de Jerusalém.

Dn 9.25-26 – Dois príncipes diferentes são mencionados, no v.25 Messias, o Príncipe e no v 26 príncipe que a de vir.

Dn9. 24 – Todo período envolvido é precisamente especificado como Setenta Semanas, primeiro um período de sete semanas; depois disso, um período de sessenta e duas semanas; e, finalmente, um período de uma semana ( 25,27)

O Inicio da contagem, ou seja, das Setenta Semanas é definitivamente fixado como: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém Dn 9.25.

O fim da contagem das sete semanas mais as sessenta e duas semanas, que somados dão 69 semanas, deu-se quando o Messias, o Príncipe, apresentou-se em Israel Dn 9.25.

Após as 69 semanas, o Messias foi morto e Jerusalém será destruída, algum tempo no futuro pelo povo de um outro príncipe que há de vir Dn 9.26.

Existe um intervalo indeterminado entre a 69ª semana e a 70ª. pelo que entendi a 70ªsemana começará na segunda vinda de Cristo e no arrebatamento da igreja.

Outro sinal da última semana, a septuagésima, será o estabelecimento duma firme aliança ou tratado entre o príncipe vindouro e nação de Israel pelo período de uma semana Dn 9.27.

Essa ocasião, portanto, marcaria o inicio do período de sete anos que também é chamado o período da Grande Tribulação.

O chifre pequeno mencionado no capitulo 8 terá sua ascensão ao poder no referido período e fará um pacto de sete anos com os judeus (Israel)

Esse pacto seria, então, violado depois de três anos e meio e os três anos e meio restantes representariam um período de muita guerra e destruição, levando à grande batalha final do Armagedom.
Ap. 7.14

Ao findar o período total de setenta semanas será inaugurado um tempo de grande benção como nunca houve, para a nação de Israel. Dn 9.24


Continua...

Bibliografia
EETAD – Daniel e Apocalipse
Manual bíblico de Halley
As Setenta Semanas de Daniel Dr. Alva J. McClain – IBR ED. 2002*
Vale a pena comprar este livro, custa +- r$ 7.00 na Conde e trás tudo sobre o tema*.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...