Mandingueiros

Por: Bereiano




MANDINGA

- Significado: Termo criado para designar feitiçaria que surgiu por volta do século XIX, tal termo foi concebido pelos povos Helvéticos que acreditavam que suas "mandigas" trariam sorte e properidade. Wikipédia.

- Dificuldade que parece provocada por arte mágica. Disc. Michaelis


MANDINGUEIRO

- adj. Que faz mandinga. S. m. 1. Indivíduo que faz mandinga; bruxo, feiticeiro. 2. Pop. Nome que também dão ao uirapuru, atribuindo virtudes sobrenaturais a seu cadáver. Disc. Michaelis



Domingo de Ramos


Vale tudo, hoje vi um convite um tanto “mandingueiro”, a Igreja da Graça oferecendo um ramo neste domingo de ramos, explicação do televangelista:


“Assim como as pessoas estenderam ramos para receber Jesus, eu vou dar a você neste domingo um ramo para você colocar em sua casa, em sua empresa para abrir caminho para Jesus passar. Tudo vai mudar em sua neste domingo. Venha!” (O endereço mostrado entre outros é São Bernardo do Campo, caso alguém se habilite a conferir).


Parece que o sincretismo está a solta, revoltado com a “propaganda” enganosa pensei:

Jesus não é mais o Caminho, ele passa pelo caminho em data e hora marcada pelo poderoso pastor pop; não é uma imagem de um “santo milagreiro”, mas um ramo para tirar o azar, só que esse é dado pelo “servo do senhor”. Ta tudo errado!


Parece que perderam uma ótima oportunidade de oferecer um peixinho nessa quaresma, já que a carne ‘vermelha’ não se pode comer. Já pensou? Eu não vi, mas o pop diria:

“Meu amigo e minha amiga, assim como Jesus depois de ressuscitado fez com que seus discípulos tivessem uma pesca milagrosa, e ele comeu peixe com seus discípulos na praia, nós vamos nesta sexta de descarrego dar a você um peixinho, esse peixe tem poder milagroso e você vai coloca-lo em sua casa, em seu carro, em sua empresa e nunca mais será o mesmo, como ouve um grande milagre naquele dia, e como estamos na época da quaresma, um peixinho vai bem”. Rsrsrs


Imaginação é o que não falta não é mesmo?


Essa do peixe é fictícia, mas a do ramo neste domingo é bem verdadeira, propagada pela Igreja da Graça, e que graça! Quanta graça eles fazem.


Posso concordar com uma coisa dessas?

Só faltam dizer: "Vem misinfio"

PASTORES MANDINGUEIROS, CRENTES MANDINGUEIROS, AP 21.8

É feitiço puro e eu? Sou Bereiano graças a Deus!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...