A PROVIDÊNCIA DE DEUS: O NOVO TESTAMENTO (COMPLETO, PERFEITO E ETERNO)



Sabemos que o Antigo Testamento tinha como objetivo promover igualdade, justiça e bondade, buscando controlar e manter a disciplina do povo.

A história mostra que esse Antigo Testamento, com todos os seus preceitos e suas ORDENANÇAS, nenhuma coisa aperfeiçoou (Hebreus 7.18,19), e, por isso, os seus objetivos não foram alcançados, passando a servir apenas como figura (sombra) do que estava por vir.

Deus que tudo sabe, já havia providenciado um outro Testamento (“ Tira o primeiro, pra estabelecer o segundo” – Hebreus 10.9).

Desta vez, por meio de seu FILHO Unigênito, Deus revelou para humanidade a grandeza e a SUFICIÊNCIA de um NOVO TESTAMENTO, que é COMPLETO, PERFEITO E ETERNO.

Jesus anunciou esse Novo Testamento em sua ultima Páscoa: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue” (I Cor. 11.25).

Ele mesmo confirmou esse Testamento, morrendo na cruz do calvário, como sacrifício perfeito, dizendo: “Esta consumado” (João 19:30).

O fim da lei é Cristo, para a justiça de todo aquele que crê (Rm. 10.4)

Jesus é o cumprimento de todas as ordenanças da Lei e das profecias dos profetas.

Com seu sangue derramado na cruz, pagou o preço dos nossos pecados, reconciliando o homem (criatura) com o Deus Pai (Criador), resgatando, pela OBEDIÊNCIA, a comunhão que Adão, pela DESOBEDIÊNCIA, havia perdido (Rm. 5.19)

Jesus, como providência salvadora da parte divina, deixou para todos o EXEMPLO: FOI SIMPLES, HUMILDE, ESTAVA SATISFEITO COM O QUE TINHA, NUNCA RECLAMOU DO MODO DE DEUS AGIR, FAZENDO SEMPRE COM ALEGRIA A VONTADE DO PAI.

Se alguém confia ou espera nas promessas do Velho Testamento, mostra que ainda NÃO compreendeu o Evangelho do FILHO de Deus, porque as próprias Escrituras do Velho Testamento testificam a respeito da vinda de Cristo (Lucas 24.44)

Foi exatamente isso que Paulo procurou com muito esforço ensinar os Judeus de sua época. Também foi o que Estevão testemunhou com ousadia, sendo apedrejado até a morte por anunciar e defender as Boas Novas de salvação.

O próprio Jesus buscou, por meio das Escrituras, revelar-se aos dois homens que estavam no caminho de Emaús (Lucas 24.27)

Em outra ocasião, quando questionado por fariseus e doutores da Lei, Jesus disse: “se vós crêsseis em Moisés, creríeis em Mim, porque de Mim escreveu ele” (João 5.46)

O apóstolo Paulo afirma que um véu esta posto sobre o coração de todos os que permanecem na lição do Velho Testamento, porém, QUANDO ALGUÉM SE CONVERTE AO SENHOR JESUS, o véu é REMOVIDO (II Cor. 3.14,15 16).

O escritor de Hebreus confirma que Cristo é o Mediador de uma aliança muito superior a antiga. O mesmo autor complementa: “ora, se aquela primeira aliança não tivesse imperfeições, não seria necessário buscar lugar para A SEGUNDA” (Hb. 8 6,7)

Ainda hoje, infelizmente, muitos continuam presos à antiga aliança e, por causa de suas tradições, são iguais àqueles que Paulo repreendeu: “QUEREM SER DOUTORES DA LEI, MAS NÃO SABEM O QUE DIZEM NEM O QUE AFIRMAM” (I Timóteo 1.7)

Na Fé

Marcelo e Eunice


Extraído da apostila Um Mestre de Sandálias Pg. 2

6 comentários:

Leka disse...

Realmente apesar de Cristo ao vir ao mundo ter respeitado as leis ele também revolucionou muitas as quais na época devido a atitude diferente de Cristo escandalizaram a muitos...hoje em dia sabemos que Cristo nos libertou da "divisão" que existia entre o homem e Deus e hoje podemos nos voltar a Ele diretamente através do Espírito Santo!

A paz de Cristo e bjuuuuus!

Marcelo e Eunice disse...

Amememmemmm vamos em frente amiga...

Bj :]

Eunice

Israel disse...

Seu blog está ótimo!!!Não faço este comentário para divulgar meu blog e sim para firmar uma parceria entre nossos blogs.Eu ja adicionei o seu banner no meu blog. Se aceitar a minha proposta ficarei muito feliz!!!
Muito obrigado!!
Israel - Seguindo a Tua direção
Realmente seu blog está otimo!!!!

Marcelo e Eunice disse...

Ohhhhhhh Glória.. rsrsr irmão muito obrigado pelo elogio.. colocamos seu banner
Abraços

Marcelo e Eunice

irmão Betinho disse...

O texto confirma uma das coisas mais lindas do evangelho, uma verdade estendida para toda a humanidade (judeus e não judeus)e que está em Efésios 2.13,14,15:
"Todavia, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis distantes, fostes aproximados mediante o sangue de Cristo. Porquanto, Ele é a nossa paz. De ambos os povos fez um só e derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo desfez toda a inimizade, ou seja, ANULOU a Lei dos mandamentos expressa em ORDENANÇAS...". Que possamos viver a LIBERDADE que há em Cristo Jesus.Estava meditando mais um pouco na carta aos Hebreus e pude verificar que os títulos que aparecem no início dos capítulos também confirmam tudo o que foi falado, por exemplo: "Cristo supera a antiga aliança" (Heberus cap. 5); "A aliança em Cristo é superior" (Hebreus cap. 8); "O sacrifício de Cristo é definitivo" (Hebreus cap. 10);"Jesus Cristo é superior a Moisés" (Hb. Cap. 3)... Esses epígrafes estão na versão King James Atual- edição de estudo. O tema central de Hebreus é a supremacia e a SUFICIÊNCIA de Cristo. Enquanto muitos preferem exaltar profetas e Reis do Velho Testamento em seus ensinos, o cristão sabe da suficiência que há em Cristo e no Sagrado Evangelho, que é Completo, Perfeito e Eterno.
Fiquem na Paz que vem do alto.

Betinho disse...

Tem determinados assuntos que acabam complicando a tradição religiosa de muita gente. Creio que essa questão sobre o Novo Testamento e o Velho, sobre a GRAÇA e a Lei, não agrade muito os profissionais da fé. Os atuais líderes religiosos não tocam muito nesse assunto por um único motivo: "Malaquias 3.10".
Fico com um comentário que o irmão Milton fez numa conversa sobre o referido tema:
"No tempo do Velho Testamento todo homem de Deus podia MATAR em nome de Deus; já no Novo Testamento o cristão pode MORRER pelo Evangelho de Cristo)".

"Tu, portanto, meu filho, fortalece-te na GRAÇA que há em Cristo Jesus". II Timóteo 2.1

Fiquem na Paz que o mundo não pode dar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...